BLOG DO BETINHO

voltar
23/maio/2017

DICAS E CUIDADOS SOBRE CALIBRAGEM DE PNEUS

Rodar por aí com os pneus descalibrados é um erro grave que pode ocasionar muitos prejuízos. Quando não estão na pressão adequada, os pneus se desgastam mais rápido e passam a ter uma vida útil mais curta. Além disso, um carro com pneus murchos consome mais combustível que o habitual.

Fazer a calibragem é muito simples, basta conhecer algumas informações a respeito do veículo. Por isso, confira abaixo dicas e cuidados para ter na hora de calibrar os pneus do carro.

 

Qual a pressão de ar ideal para os pneus?

O primeiro passo para efetuar a calibragem de forma correta é saber qual o valor exato da pressão de ar que seus pneus necessitam. Essa informação pode ser localizada no manual do carro, mas você também pode encontrá-la em etiquetas espalhas pelo veículo (portas e tampa do combustível).

Algumas etiquetas indicam qual o modelo e a marca do pneu quando este saiu da fábrica. É importante lembrar que não há problema nenhum usar pneus diferentes dos que vieram com o carro. Atente-se apenas às informações sobre medida, velocidade máxima e índice de peso do pneu, pois esses dados tem de permanecer os mesmos independente da marca escolhida. Para saber mais sobre tipos de pneus, confira nosso post O melhor pneu para seu carro.

Para complementar: existem 3 unidades de medidas específicas para a calibragem: PSI, BAR e KPA. A maioria dos veículos e equipamentos de calibragem usam a PSI, por esta ser a unidade mais fácil.

 

É hora de calibrar os pneus

Agora que você já sabe qual a pressão de ar que seu pneu necessita, chegou a hora de conhecer o passo a passo da calibragem. Para ter máxima eficiência e ajudar na durabilidade dos pneus, opte por fazer a calibragem com eles frios. Em baixa temperatura, as moléculas de ar ficam mais estáveis, fazendo com que a reposição seja mais assertiva.

 

Dicas importantes sobre calibragem de pneus

Especialistas recomendam que o motorista cheque a pressão dos pneus a cada 15 dias, mais ou menos, para certificar de que tudo está ok. Em caso de viagens, é recomendado parar em um posto e dar aquela conferida nos pneus, a fim de garantir uma viagem tranquila e segura para todos.

E por último: não se esqueça de calibrar o step, item de suma importância em caso de emergências!

 

 

 

Copyright 2017 Beto Pneus - Todos os direitos reservados.

Deprecated: Directive 'track_errors' is deprecated in Unknown on line 0