BLOG DO BETINHO

voltar
30/junho/2017

Confira o que significa as informações na lateral do Pneu. Saiba ler seu Pneu.

A numeração estampada nos pneus dos automóveis traz algumas informações importantes para o condutor. Cada veículo requer características específicas de pneus. Para evitar riscos especialmente na hora da troca, é bom compreender um pouco o que esses números equivalem. Iniciaremos com algumas informações sobre os tipos e diferenças entre as características e ao final, você mesmo saberá escolher o pneu que melhor se ajusta ao seu objetivo.

Conheça os principais modelos de pneus:

Pneu de Passeio: São os recomendados para quem dirige na área urbana (cidade) e que de vez em quando pegam a estrada. Eles possuem maior conforto, durabilidade e baixo nível de ruído.

Pneu Adventure: Os pneus do tipo adventure são indicados para andar em solos irregulares, por isso, possui grande capacidade de tração.

Pneu Alta performance: Esses são elaborados com maior capacidade de aderência à pista. Os automóveis que o utilizam possuem menor riscos de derrapagem, assim, são recomendados para rodar tanto em pistas secas, quanto molhadas.

 

O que significam as letras e números nos pneus:

Chegou a hora de trocar os pneus, você deve observar as medidas mínimas e máximas recomendadas pela montadora. Aí vem aquela dúvida, o que significam aqueles números e letras marcados na lateral do pneu? Se você ainda não sabe, a Beto Pneus vai te ajudar. Selecionamos um pneu da Yokohama (BLUEARTH AE-01 – 195/55R15 85H) para demonstrar melhor as informações. Veja abaixo.

Código do Pneu

Características do Pneu Yokohama BLUEARTH AE-01 – 195/55R15 85H

• 195 – indica a largura da banda de rodagem (em milímetros), ou seja, à parte do pneu que toca o chão;
• 55 – Chamado de perfil, significa a altura do pneu.  A altura representa 70% da largura de 195mm;
• R – Indica o tipo de construção do pneu. Neste caso, como a letra R está escrita, o pneu é de construção radial;
• 15 – Indica o aro do pneu, em polegadas;
• 85 – Índice de carga: O número representa a quantidade de peso que o pneu suporta. 85 = 515Kg. Mais abaixo, veremos a tabela completa;
• H –  Corresponde ao índice de velocidade e indica a velocidade máxima de certificação do pneu para poder suportar uma carga com toda a segurança. Cada letra representa uma velocidade.

Tabela: Índice de carga / Índice de velocidade

 

Ficou com alguma dúvida?

Entre em contato pelo fone: (49) 3622-7100 ou pelo WhatsApp (49) 98419-2992 que a Equipe Beto Pneus tirará suas dúvidas.

 

Copyright 2017 Beto Pneus - Todos os direitos reservados.

Deprecated: Directive 'track_errors' is deprecated in Unknown on line 0