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20/outubro/2023

Cambagem de pneus: o que é, para que serve e como deve ser feita?

Angulação correta das rodas influencia no alinhamento da direção e garante durabilidade dos pneus, mas nem todo carro precisa do serviço.

Para manter seu carro sempre com boa dirigibilidade e com longa durabilidade das peças, algumas manutenções periódicas são necessárias. E as revisões envolvem diversos serviços, como trocas de fluídos e filtros, por exemplo.

Mas o alinhamento e o balanceamento também são muito importantes e indicados de tempo em tempo, principalmente na troca dos pneus ou no rodízio. Neste momento, entre muitas medidas, o mecânico pode notar a necessidade de fazer a cambagem, ou ajuste do camber.

Mas o que é a cambagem?

A cambagem é um termo comumente utilizado na área automotiva, que se refere ao ajuste da inclinação vertical das rodas de um veículo em relação à superfície, quando visto o automóvel de frente.

Um ângulo de cambagem fora da especificação do fabricante do veículo, pode resultar, além de um desgaste irregular dos pneus, problemas de aderência e estabilidade em curvas, afetar a eficiência do sistema de suspensão, alterar o consumo de combustível e, claro, comprometer a segurança do motorista e dos veículos ao redor.

O desgaste irregular dos pneus acontece porque, com a cambagem fora do padrão, apenas um lado da banda de rodagem toca o chão, “comendo” a borracha por fora em caso da cambagem estar positiva, ou por dentro, se estiver negativa.

Todos os carros precisam passar pela cambagem?

Apesar do ajuste da cambagem ser bastante comum, é preciso ver o manual do proprietário se a manutenção é prevista para o modelo do carro. A Volkswagen, por exemplo, não recomenda esse tipo de serviço em seus carros fabricados no Brasil. A marca informa que o único ajuste permitido é a convergência.

Outra montadora que não permite o ajuste é a Renault, que não prevê a cambagem no manual dos seus carros. Peugeot e Citroën recomendam que o procedimento só seja feito em suas concessionárias.

Vale lembrar que, em alguns casos em que se percebe o desalinhamento das rodas, o problema pode estar em alguma outra peça da suspensão, exigindo a troca de diversos outros itens, como braços, bandejas, buchas e amortecedores.

Também desconfie caso o mecânico queira resolver o problema à força. Pancadas para desamassar componentes podem até colocar a cambagem no ângulo correto, mas vão afetar outros componentes, como os rolamentos das rodas, causando outros defeitos e gerando riscos de quebra que antes não existiam.

Fonte: Redação Autoesporte

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