BLOG DO BETINHO

voltar
30/março/2023

Quando trocar os pneus do carro? Conheça os sinais

Fazer a manutenção correta dos pneus é garantir a segurança do veículo
Um dos itens mais importantes de qualquer carro, que exige atenção constante, é o jogo de pneus. Mas, com a rotina corrida, muitos motoristas esquecem ou adiam verificá-los diariamente, o que pode representar sérios riscos no trânsito. Cada pneu tem uma data de validade — de um a cinco anos após a data de fabricação — e após este período, o carro pode perder a aderência e a estabilidade.

Além disso, há possibilidades de que o pneu estoure no meio do trajeto, o que aumenta ainda mais os riscos de acidentes de trânsito. A vida útil de um pneu depende, ainda, dos hábitos do motorista e dos cuidados com a manutenção. É muito indicado que o condutor conheça os sinais de desgaste dos pneus para sempre dirigir com segurança.

O pneu deve ser substituído quando a espessura, em qualquer uma das extremidades da bandagem, chega a 1,6mm. A regra foi estabelecida pelo Código Brasileiro de Trânsito.

Por conta dessa regra, é muito importante levar em conta a diferença entre a bandagem interna e externa do pneu. Para observar esse desgaste, não é necessário nenhuma ferramenta ou pessoal especializado.

Outro indicador que também deve ser observado é o Tread Wear Indicator (TWI). Ele se encontra entre os sulcos dos pneus, e indica quando eles devem ser substituídos. Mesmo que os sulcos ainda estejam aparentes, os danos já apontam que ele está fora da legislação — e transitar com ele pode ser passível de penalidades previstas em lei.

Ainda, quanto mais próximo do TWI, maior é a distância de frenagem que o veículo percorre para parar totalmente. Em dias chuvosos, em que o carro desliza mais facilmente pela estrada, estar com um pneu desgastado pode representar sérios riscos de acidentes — inclusive mais graves, dependendo da situação.

Por que é tão importante evitar desgastes nos pneus?
Além de evitar multas, o fator principal a se considerar ao fazer a manutenção adequada dos pneus é a segurança — tanto do condutor, quanto dos caroneiros e de todas as pessoas que estiverem no caminho. Ainda, é importante destacar a economia de combustível, já que um pneu mais gasto representa dificuldades de movimentação para o carro.

Os pneus fazem uma grande diferença na dirigibilidade. Quando mais gastos, o carro perde atrito com o solo, e nestes casos, é necessário gastar mais com freios e combustível. Um pneu bom é um investimento alto, mas compensa nas demais economias que ele irá gerar.

Para garantir a qualidade, e assim, maior durabilidade do pneu, é interessante tomar algumas precauções: evitar freadas ou arrancadas bruscas, calibrar os pneus regularmente, e estar sempre atento aos limites e detalhes estabelecidos pelo fabricante. É importante também evitar o contato com meios-fios e buracos. Andar com a calibragem errada pode gerar desgaste irregular nos pneus.

O motorista é responsável por grande parte do desgaste dos pneus, porém, a manutenção do veículo também é um elemento importante na preservação deles. A qualidade dos pneus é reflexo do que está acontecendo na suspensão do carro, ou seja, se estiver algo estragado, o desgaste será maior.

Outro tópico importante é manter o alinhamento e balanceamento em dia. Ao andar por uma estrada esburacada, bater num meio-fio, ou passar por um buraco grande, é recomendado fazer a manutenção o mais rápido possível pois o veículo pode sair da geometria. Quando não há nenhuma dessas condições, é necessário realizar o processo de acordo com as orientações do fabricante do veículo.

Dicas para a hora de trocar os pneus:
O preço acaba sendo um dos fatores decisivos na hora de trocar o jogo de pneus. Embora seja um fator importante, ele não deve ser o único, já que a segurança, conforto e conservação das peças do carro também são importantes. Antes de escolher, é importante conhecer sobre os códigos de identificação de cada modelo, além dos demais detalhes que mais se encaixem com as necessidades do motorista e características do carro.

Os pneus, embora esteticamente parecidos, são completamente diferentes uns dos outros. Existem diferenças na composição da borracha, nas medidas, nas estruturas. Uma boa dica é verificar o programa brasileiro de etiquetagem, que fornecerá mais informações sobre cada modelo.

Copyright 2017 Beto Pneus - Todos os direitos reservados.

Deprecated: Directive 'track_errors' is deprecated in Unknown on line 0